Oficial! Jogos de Tóquio terão início em 23 de julho de 2021

Oficial! Jogos de Tóquio terão início em 23 de julho de 2021

Os organizadores da Olimpíada de Tóquio confirmaram, nesta segunda-feira (30), que os Jogos acontecerão entre 23 de julho a 8 de agosto de 2021. Os Jogos Paralímpicos, por sua vez, serão realizados entre 24 de agosto e 5 de setembro do mesmo ano. Inicialmente, a informação havia sido divulgada pela imprensa japonesa.

“As lideranças dos principais partidos se reuniram via conferência telefônica hoje cedo, com a presença do presidente do COI Thomas Bach, do presidente de Tóquio 2020 Mori Yoshiro, do governador de Tóquio Koike Yuriko e do ministro olímpico e paralímpico Hashimoto Seiko, e concordaram com o novo cronograma”, informou a organização do evento.

Primeiramente marcada para ser disputada entre os dias 24 de julho e 9 de agosto de 2020, a Olimpíada foi adiada devido à pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus que já atingiu mais de 700 mil pessoas em todo o planeta.

“Essas novas datas dão às autoridades de saúde e a todos os envolvidos na organização dos Jogos o tempo máximo para lidar com o cenário em constante mudança e com as perturbações causadas pela pandemia do COVID-19. As novas datas também têm o benefício adicional de que qualquer interrupção que o adiamento cause ao o calendário esportivo internacional pode ser reduzido ao mínimo, no interesse dos atletas e dos FIs. Além disso, eles fornecerão tempo suficiente para concluir o processo de qualificação. As mesmas medidas de mitigação de calor planejadas para 2020 serão implementadas”, continuou em nota.

Até agora, os responsáveis pelos Jogos haviam dito que, após o adiamento acordado na semana passada, as Olimpíadas começariam no primeiro semestre de 2021, mas havia algumas dúvidas, levando em consideração as complicações derivadas do calendário esportivo internacional.