Sobe para 26 o número de praias atingidas por manchas de óleo no Ceará

Sobe para 26 o número de praias atingidas por manchas de óleo no Ceará

Semace emitiu uma orientação aos banhistas para evitar trechos contaminados. Voluntários mobilizados ajudam a retirar óleo das praias do Ceará

Helene Santos/SVM

As manchas de petróleo cru que contaminam a orla nordestina já atingiram 26 praias do Ceará. Mais quatro pontos de banho foram confirmados com resquícios de óleo: Cofeco, em Fortaleza; Barro Preto, em Aquiraz; e Tabubinha, Praia das Fontes, em Beberibe; e Majorlândia, em Aracati (Confira lista abaixo). A falta de balneabilidade consta no mapa de acompanhamento da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).

O diretor de Controle e Proteção Ambiental da Semace, Lincoln Davi, confirmou que "foram detectados alguns vestígios do óleo" nas praias do litoral Leste. Mesmo que os valores de coliformes [bactérias] sejam tolerantes, explica o especialista, a recomendação para evitar o banho é uma medida preventiva.

Sobre a fiscalização, Lincoln Davi afirmou que o trabalho segue com sobrevoos no litoral e equipes em terra. "Em todos os locais, houve operações para recolher as substâncias. Há correntes marítimas. Pode ser que amanhã as correntes marítimas levem [o óleo] para as mesmas praias, por exemplo".

Orientações

A Semace emitiu uma orientação aos banhistas para verificar a ocorrência do óleo e, se constatada, rejeitar o trecho para banho. "A localização do óleo deve ser informada à autoridade de meio ambiente local, para que seja feita a remoção e destinação adequadas", citou a nota.

Segundo o órgão, moradores e frequentadores não devem tentar realizar a remoção da substância sem orientação técnica ou equipamentos específicos de proteção individual. "A limpeza e a destinação da substância para a queima devem ser realizadas dentro dos padrões internacionais de segurança".

"A Semace realiza o sobrevoo da área indicada, levanta as informações da mancha e comunica à Marinha, para conter e recolher o óleo, antes que atinja a praia", explicou.

No Ceará também já foram registradas mortes de animais cobertos pelo óleo, entre tartarugas, aves e um golfinho. Uma voluntária que ajudou no resgate de uma tartaruga relatou problemas de saúde após ter contato com a areia da Praia do Futuro, uma das atingidas pelo óleo.

Praias atingidas por óleo no Ceará

Barroquinha: Bitupitá

Jericoacoara: Praia da Malhada

Paraipaba: Praia da Lagoinha

Paracuru: Praia do Paracuru

São Gonçalo do Amarante: Praia da Taíba

Fortaleza: Praia do Futuro, Sabiaguaba e Cofeco

Aquiraz: Praia da Prainha, Barro Preto

Cascavel: Caponga

Beberibe: Morro Branco, Barra de Sucatinga, Parajuru, Tabubinha e Praia das Fontes

Fortim: Pontal de Maceió

Aracati: Quixaba, Canoa Quebrada e Majorlândia

Icapuí: Ponta Grossa, Melancias, Picos, Barreiras, Redonda e Peroba

Initial plugin text