Amapá confirma 1º caso de sarampo após 22 anos, diz Vigilância

Amapá confirma 1º caso de sarampo após 22 anos, diz Vigilância

Vítima foi mulher de 32 anos que disse não ter saído do estado, mas que pode ter tido contato com visitantes de estados do Nordeste. Manchas vermelhas pelo corpo são sintoma de sarampo

Febrasgo.org/Divulgação

A Superintendência de Vigilância em Saúde confirmou nesta quarta-feira (16) o registro de um caso de sarampo no Amapá após duas décadas. A vítima foi uma mulher de 32 anos que apresentou os sintomas em agosto, mas como o estado não registrava pacientes desde 1997, foram feitos vários exames, inclusive na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que atestaram a doença.

O caso foi registrado em Macapá e durante a investigação a mulher, que não teve complicações, informou que não deixou o estado, mas acreditava ter tido contato com visitantes de estados do Nordeste, como Maranhão e Ceará, que registraram casos.

Desde maio, segundo boletim do Ministério da Saúde, foram mais de 5,1 mil registros de sarampo em 18 estados e o Distrito Federal, sendo mais de 4,3 mil deles em São Paulo.

O registro do 1º caso de sarampo após 22 anos acontece a poucos dias antes do Dia D de vacinação contra a doença, que acontece neste sábado (16). O público-alvo são crianças de 6 meses a 5 anos de idade que devem ser levadas a um posto de saúde pelos pais ou responsáveis.

A expectativa da Central de Imunização do estado é vacinar 78 mil crianças, sendo 44 mil apenas na capital Macapá.

16 dúvidas sobre o surto e a vacinação do sarampo

Assista aos vídeos do telejornal com as notícias do Amapá.