Estado de São Paulo conquista as Paralimpíadas Escolares 2023

Estado de São Paulo conquista as Paralimpíadas Escolares 2023

Logo Agência Brasil

A edição 2023 das Paralimpíadas Escolares chegou ao final nesta sexta-feira (1). E o grande vencedor foi o Estado de São Paulo. O anúncio foi feito durante a cerimônia de encerramento do maior evento esportivo do mundo para jovens com deficiência em idade escolar, realizada no Centro de Treinamento Paralímpico.

Este foi o 11º título do estado desde 2006, ano no qual o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) organizou a primeira edição dos Paralímpicos do Futuro, evento que ocorreu até 2007 e antecedeu as Paralimpíadas Escolares, nome adotado a partir de 2009. Em 2023 a segunda posição ficou com Santa Catarina, enquanto o estado de Minas Gerais terminou no terceiro lugar.

“O Comitê Paralímpico Brasileiro agradece aos profissionais e integrantes das equipes participantes. Eles estiveram conosco ao longo do ano, aproximando o esporte das crianças e adolescentes. Batemos um recorde de participantes em 2023, e em 2024 queremos superar este número”, declarou o diretor de Desenvolvimento Esportivo do CPB, Ramon Pereira.

Na atual edição, o evento contou com presença de medalhistas internacionais de 2023 como Vinicius Quintino e Luiz Calixto. Além disso, o evento reuniu atletas que estão iniciando suas trajetórias esportivas e outros que estão transitando para o alto rendimento.