Impressão 3D atinge novo patamar com casa de dois andares, nos EUA

Impressão 3D atinge novo patamar com casa de dois andares, nos EUA

Logo Agência Brasil

Uma impressora 3D está levando a construção de moradias a um novo nível – literalmente. A enorme impressora com mais de 12 toneladas está criando o que se acredita ser a primeira casa de dois andares impressa em 3D nos Estados Unidos.

A máquina continua zumbindo enquanto solta camadas de concreto para construir a casa de cerca de 1,2 mil metros quadrados (m²) em Houston.

Notícias relacionadas:

A construção levará um total de 330 horas de impressão, disse a arquiteta Leslie Lok, co-fundadora do estúdio de design Hannah e designer da casa.

"Na verdade, você pode encontrar muitos edifícios impressos em 3D em muitos estados", disse Leslie. "Uma das coisas sobre a impressão de um segundo andar é que você precisa, sabe, da máquina. E, claro, há outros desafios: desafios estruturais, desafios logísticos quando imprimimos um edifício de dois andares."

A casa de três quartos com estrutura de madeira está na metade do processo e está sendo vendida para uma família, que prefere permanecer anônima, disse a arquiteta.

O projeto é uma colaboração de dois anos do estúdio Hannah, Peri 3D Construction e Cive, uma empresa de engenharia de construção.

Hikmat Zerbe, chefe de engenharia estrutural da Cive, espera que a técnica inovadora um dia ajude a construir residências multifamiliares de forma mais rápida e barata.

Além disso, o concreto pode resistir a furacões, tempestades fortes e outras condições climáticas severas no Texas, que devido às mudanças climáticas estão se tornando mais frequentes e severas.

E como a impressora faz todo o trabalho pesado, são necessários menos trabalhadores no canteiro de obras.

"Construção tradicional, você conhece as regras, conhece o jogo, conhece as propriedades do material, o comportamento do material. Aqui, tudo é novo", disse Zerbe. "O material é novo, embora o concreto seja um material antigo em geral, mas a impressão 3D de concreto é algo novo."

*É proibida a reprodução deste conteúdo