Carreta Oficina Ortopédica esteve em Ponta Porã

Carreta Oficina Ortopédica esteve em Ponta Porã

A prefeitura de Ponta Porã, através da secretaria de saúde, trouxe mais uma vez para o município na semana passada os atendimentos da oficina ortopédica itinerante. Os atendimentos são realizados em parceria com a CER/Apae de Campo Grande, em programa da secretaria estadual de saúde e ministério da saúde.

De acordo com a gerente do Centro Regional de Especialidades Dr João Kayatt, Dra Pâmela de Souza Almeida, durante os dias em que a oficina ortopédica esteve no Centro de Especialidades foram realizados vários atendimentos.

“Essa Oficina Ortopédica vem a Ponta Porã cerca de três vezes ao ano, mais ou menos. E nesse período são oferecidas órteses, próteses, cadeiras de roda, cadeiras de banho para os pacientes. São materiais de alto custo, feito sob medida para cada paciente, e que são entregues de forma gratuita a população. Os pacientes são atendidos pelos fisioterapeutas e for necessário usar qualquer tipo de equipamento, são feitas as medidas de cada um, recebemdo os equipamentos sob medida posteriormente. É um grande trabalho e de grande importância essas visitas periódicas realizadas pela Oficina Ortopédica”, afirmou Pâmela.

Dra Pâmela afirma também que os trabalhos de fisioterapias são realizados em Ponta Porã no Centro Regional de Especialidades João Kayatt. “Vale destacar que os trabalhos de fisioterapia são realizados diariamente aqui no CRE. A pessoa que necessitar de atendimento não precisa vir agendar pessoalmente, basta que um familiar venha com a documentação necessária. Esses agendamentos são realizados no período da manhã. A família nos procura, é feito um cadastro pelos fisioterapeutas no CRE. E se necessário for o uso de algum equipamento, em cerca de um mês esses materiais serão entregues”, declarou Pâmela de Souza Almeida.

De acordo com o fisioterapeuta e responsável técnico pela carreta oficina ortopédica, Alexandre Morel, os atendimentos realizados pela equipe facilita a vida dos pacientes. “Em Ponta Porã nos tivemos 48 pacientes que vieram para avaliação, já com a entrega de algum material. As maiores demandas foram as órteses de pernas e cadeiras de roda. A Oficina Ortopédica faz a avaliação de cada paciente, em caso de necessidade todos receberão os materiais”, declarou Alexandre Morel.

A equipe de fisioterapeutas do Centro de Especialidades João Kayatt é composta por Karin Van Arragon, Edgar Soto dos Santos e Marcelo de Souza Alves.