Reitor da UFSC apresenta à comunidade acadêmica medidas para contenção de gastos

Reitor da UFSC apresenta à comunidade acadêmica medidas para contenção de gastos

Ubaldo Balthazar tem esperança de que bloqueios possam ser revistos: 'A gente tem muita esperança que o governo se sensibilize'. Reunião para apresentação das medidas analisadas para contenção de gastos da UFSC

Jean Raupp/NSC TV

O reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Ubaldo Balthazar, apresentou à comunidade acadêmica na tarde desta quinta-feira (29) medidas estudadas pela instituição para conter ainda mais gastos. O objetivo é acomodar os bloqueios de verba anunciados pelo Ministério da Educação (MEC) em abril.

Entre as medidas, estão a diminuição no número de refeições servidas no Restaurante Universitário (RU), a suspensão da Semana de Ensino Pesquisa e Extensão (Sepex), a diminuição de bolsas e a revisão de contratos de terceirização nos campi da UFSC fora da capital. Essas providências já haviam sido apresentadas na terça (27) em reunião com sindicatos.

Entenda o corte de verba das universidades federais

Contingenciamentos vão afetar aulas a partir de agosto, dizem universidades

Mas o reitor tem esperanças de que os contingenciamentos sejam revistos. "Pode ser que o governo desbloqueie alguma coisa. Mas a partir de agora temos que economizar o que for possível. Se vier alguma coisa além do duodécimo, alguma coisa bloqueada em abril e maio, a coisa muda de figura", afirmou o reitor.

"Se continuar no ritmo que está, nós vamos, quando muito, até o final de setembro. Depois pode até funcionar, mas precariamente", declarou.

Por nota, o Ministério da Educação afirma que está em conversa com o Ministério da Economia e que o repasse dessa verba depende de uma melhora da situação financeira do país no segundo semestre. Também disse que o ministério vem repassando um pouco da verba para as instituições que comprovam que têm dívidas.

Assembleia

A reunião do reitor com a comunidade acadêmica ocorreu no auditório do Espaço Físico Integrado (EFI), no campus de Florianópolis. Ela começou por volta das 14h45 e durou duas horas.

"Nós deixamos claro na assembleia que a gente já adotou algumas medidas e estamos em estudo para ver o que vamos fazer daqui para a frente. Não temos ainda decisão formal, está tudo no plano de discussão de ideias", afirmou o reitor.

Entre as atitudes já tomadas pela UFSC para economizar está a redução dos contratos maiores com as empresas terceirizadas que prestam serviços para a universidade e a substituição de alguns alimentos mais caros no Restaurante Universitário. Um exemplo é a troca da maçã por banana na sobremesa.

Neste mês, a universidade também suspendeu a autorização de viagens em evento de capacitação de professores.

Em relação ao RU, uma das medidas estudadas para os próximos meses é servir as refeições apenas para o estudantes que são isentos por questões socioeconômicas.

Sobre a Sepex, o principal evento de divulgação científica da universidade, o reitor afirmou que se os bloqueios forem revistos, ela pode ocorrer, apenas sendo adiada para outubro ou início de novembro. Geralmente, a feira ocorre em setembro.

Em relação às bolsas, o reitor disse que a universidade analisa não repor aquelas cuja pesquisa seja concluída.

"A gente tem muita esperança que o governo se sensibilize. Vai ser difícil ver as universidades fechando", disse Balthazar.

Veja mais notícias do estado no G1 SC