Hélio Peluffo recebe visita de Secretárias de Estado e anuncia construção de 25 novas salas de aula

Hélio Peluffo recebe visita de Secretárias de Estado e anuncia construção de 25 novas salas de aula

O Prefeito Hélio Peluffo Filho recebeu na manhã desta terça-feira a visita de duas Secretárias de Estado de Mato Grosso do Sul: Maria Cecília Amendola da Motta – Educação – e Ana Carolina Nardes – Administração e Desburocratização. Elas desembarcaram por volta das 08:30h no Aeroporto Internacional de Ponta Porã e permaneceram na cidade até às 15:00h.

A primeira visita aconteceu na Central Digital de Matrículas, onde foi apresentado o Sistema que contém todas as informações sobre os alunos e suas respectivas famílias. O datacenter da Central Digital de Matrículas serve como apoio e é uma ferramenta que contribui para a tomada de decisão por parte da Administração Municipal.

Uma das propostas discutidas foi a melhora do modelo de regime de colaboração compartilhada para o ano de 2022, onde a Secretaria de Estado de Educação e a Secretaria Municipal de Educação dividem o mesmo espaço físico. Nesse modelo de escola, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e o Município de Ponta Porã dividirão os custos e pagarão per capta, cada qual por seus alunos. A iniciativa deste modelo de gestão é inédita.

Dentro desse modelo, Ponta Porã fará o planejamento a longo prazo e novas escolas serão feitas sob demanda, para evitar o efeito conhecido como envelhecimento do bairro, que com o passar do tempo, a escola acaba por ficar vazia.

A Secretária Municipal de Educação Mirta Landolfi disse: “Hoje recebemos com alegria a visita de nossa Secretária de Estado de Educação acompanhada da Secretaria de Estado de Administração e toda equipe para tratar de ações educacionais existentes em nosso município e planejar novas ações em regime de colaboração priorizando sempre a igualdade, a equidade nos atendimentos e principalmente garantir a qualidade
educacional ofertada em nosso município na rede estadual e municipal”.

A Secretária Municipal de Administração, Dulce Manosso disse que “É preciso que Estado e Município pensem juntos sobre as vagas na educação, para que os alunos possam estudar mais próximos de suas residências. Ponta Porã e o Governo do Estado dão um passo importante no planejamento educacional para o ano de 2022”.

Ana Carolina Nardes, Secretária de Estado de Administração, reiterou o compromisso do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e, do Governador Reinaldo Azambuja com Ponta Porã: “ Essa visita visa melhorar e ampliar a parceria entre o Governo do Estado e o Município proporcionando desta forma o maior aproveitamento dos espaços públicos na Cidade. A ideia é contribuir e colaborar com o Prefeito Hélio Peluffo no que for preciso para a melhoria da prestação do serviço público”, finalizou.

Já a Secretária de Estado de Educação, Maria Cecília Amendola Motta, conheceu diversas escolas da Rede Municipal de Ensino e in loco viu de perto as ações desenvolvidas tanto em conjunto com o Governo Estadual, quanto as Municipais. “As Administrações Estadual e Municipal trabalham e planejam em regime de colaboração. É importante ressaltar que aqui está dando muito certo essa forma de trabalho”.

“Hoje, recebemos a visita de duas Secretárias Estaduais que trouxeram notícias importantes para Ponta Porã, como a construção de 25 aulas de aula e a doação do terreno para a construção da sede da Secretaria Municipal de Educação. Somos gratos ao Governador Reinaldo Azambuja e as Secretárias Maria Cecília e Ana Carolina pelo olhar e compreensão de que nós aqui na fronteira possuímos uma realidade diferente dos demais”, disse Hélio Peluffo.