Fatores que podem auxiliar na compra de um imóvel mesmo ganhando pouco

Fatores que podem auxiliar na compra de um imóvel mesmo ganhando pouco

Para conquistarmos grandes feitos e evoluirmos em nossa vida profissional, temos que nos sacrificar. Afinal, de nada adiantará se projetarmos uma trajetória bem-sucedida, sem que nos preparemos o suficiente. No que diz respeito à grandes aquisições, essa premissa é reforçada, uma vez que a ampliação do seu patrimônio está condicionada à nossa qualificação, dedicação e capacidade técnica. E para que apresentemos essas virtudes, requer um amplo esforço, já que não adquirimos conhecimento de um dia para o outro.

Neste momento financeiro adverso pelo qual estamos imersos no Brasil, reflexo de uma economia instável e que teve seu cenário agravado em virtude da pandemia, o consumidor tem adotado a criatividade como válvula de escape para se desvencilharem das consequências da crise, cujo impacto negativo culminou no aumento do desemprego e inibição do consumo.

Contudo, engana-se quem associa a atual perspectiva às projeções para a nossa economia em 2020. Isto porque, na medida que as eleições de 2018 passaram e, juntamente ao novo comportamento do consumidor, a confiança para investir e empreender foi restabelecida, setores produtivos variados indicaram tímidas retomadas, representando uma possibilidade da tão sonhada estabilidade profissional e independência financeira serem alcançadas.

Os efeitos da crise econômica nos consumidores de classe média-baixa

Deste modo, o cidadão precisou recorrer à inventividade no empreendedorismo e, colocando os pés no chão, adaptou-se à realidade na qual estamos inseridos, cuja aquisição de imóveis, veículos e outros bens parecem utopia. Em razão de um período econômico que gozava de alternativas lucrativas aos nossos cidadãos, a década passada possibilitou as classes C e D que o desejo da casa própria fosse concretizado, dada a redução entre as camadas sociais do país.

Entretanto, fatores como escândalos políticos, redução do PIB (Produto Interno Bruto), aumento do desemprego e redução do consumo caracterizaram uma retração em nosso mercado que, inevitavelmente, impactou nas classes sociais menos favorecidas.

O cidadão com as finanças comprometidas que não se entrega à crise

Diante deste panorama, o cidadão de classe média-baixa deparou-se com o distanciamento do sonho da casa própria, visto que seus escassos recursos eram direcionados restritamente ao sustento básico. Em contrapartida, o mercado observou movimentações de uma demanda que, mesmo prejudicada por grandes endividamentos que comprometiam suas finanças, não descartavam a busca por casas à venda em Campo Grande ou apartamentos e uma eventual aquisição.

Embora essa conduta pareça, a princípio, uma irresponsabilidade ao consumir, também caracteriza uma falta de acomodação, responsável por provocar o conformismo ao brasileiro que se encontra inserido nas classes sociais mais críticas. Porém, para que esse comportamento audacioso não reflita num maior endividamento e contribua para a dificuldade na liberação de crédito, torna-se imprescindível que o consumidor adote uma postura extremamente cautelosa no mercado.

Orientações que beneficiam o acúmulo de dinheiro e a aquisição de um imóvel

Fato é que, quando ambicionamos a compra de um imóvel, a mudança de hábitos precisa ser mais acentuada, especialmente nas circunstâncias financeiras mencionadas. Por meio do desenvolvimento de um planejamento financeiro, cuja finalidade resume-se em estabelecer diretrizes de consumo e nossas compras estarão restritamente associadas às novas necessidades, a tendência é que consigamos reunir todas as credenciais para adquirir um imóvel.

Mas, como lidamos com a perspectiva de um consumidor mais afetado pela crise, os cuidados na utilização de dinheiro devem ser redobrados, atentando-se ao corte de despesas e projetando o fechamento dos meses no azul. Além disso, uma pesquisa de mercado rebuscada e criteriosa tende a apontar uma residência mais alinhada ao nosso aporte financeiro, na medida que contamos com o suporte de uma imobiliária para auxiliar na identificação do imóvel mais adequado.

Tendo em vista que o objetivo consiste na compra de um imóvel, a renegociação de dívidas é uma maneira eficaz de beneficiar sua linha de crédito, já que sua baixa remuneração mensal não permite aquisições à vista, sobretudo quando nos referimos à uma propriedade. Investimentos em novos mercados, visando expandir seu capital e, com isso, apresentar condições mais favoráveis para a aquisição de um apartamento em Campo Grande, também é um método valorizado.

Por fim, adquira informações a respeito de programas sociais, como o Minha Casa Minha Vida, cujo objetivo é fomentar aquisições de imóveis aos cidadãos mais pobres e, observando os imóveis que compreendem o projeto, encontre o empreendimento que melhor pode proporcionar o seu bem-estar.

Gostou deste artigo sobre Fatores que podem auxiliar na compra de um imóvel mesmo ganhando pouco? Não perca tempo e compartilhe-o em suas redes sociais!