Dia do judô: esporte individual lidera conquistas olímpicas do país

Dia do judô: esporte individual lidera conquistas olímpicas do país

Cerca de 50 crianças participam do projeto social Samurais do Morro, no bairro de São Cristóvão, zona norte do Rio de Janeiro- Fabio Lacerda/Direitos reservados

Recentemente, o judoca criou o projeto Samurais do Morro, que atende acerca de 50 crianças entre 7 e 16 anos. “Sou morador de São Cristóvão [zona norte]e vi que faltava um projeto social desse no Morro do Tuiuti. Então com a ajuda da Associação dos Moradores, apoio dos empresários da região, começamos a implementar esta atividade para diminuir a ociosidade das crianças”.

O projeto Samurais do Morro acompanha a vida escolar dos participantes e está equipado com EPIs (álcool em gel, máscara personalizada e duplas fixas mantendo o distanciamento das demais duplas em treinamentos. “O lançamento do projeto foi adiado por conta da pandemia e vamos criar mais turmas à medida que as autoridades sanitárias flexibilizem as regras”, afirma Carelli, lembrando os destaques são incentivados a prosseguir no esporte. “Eu os levo para treinar na minha academia para serem federados, disputar competições e virar atletas”.

Em 2013, a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco)classificouo judô como o esporte mais adequado para o desenvolvimento global de crianças e adolescentes. Curiosamente, hoje também é o Dia do Respeito, uma das bases desta modalidade.