CoronaVac não teve efeitos colaterais para 94,7% dos voluntários, diz estudo chinês

CoronaVac não teve efeitos colaterais para 94,7% dos voluntários, diz estudo chinês

O governo do Estado de São Paulo anunciou, nesta quarta-feira (23), resultados de um estudo chinês que mostrou que 94,7% dos mais de 50 mil voluntários da CoronaVac, na China, não apresentaram nenhum sintoma adversos em relação à vacina. No Brasil, ela está sendo testada pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório Sinovac. Segundo o governador João Doria, o resultado dos estudos clínicos mostram apenas 5,3% de efeitos de baixa gravidade — como é o caso da dor no braço, no local da aplicação da injeção. “Esses resultados comprovam um excelente perfil de segurança”, afirmou.

A CoronaVac é uma das oito possíveis vacinas contra a Covid-19 mais promissoras em fase final de testes e desenvolvimento. “Desde o dia 21 de julho, no Brasil, não tivemos registro de reações adversas graves. Além de segura, ela é altamente eficiente”, completou Doria, ao dizer que também torce pelo sucesso das outras vacinas que estão sendo testadas. “Quanto mais vacinas forem aprovadas pela Anvisa, mais brasileiros serão salvos.”Na China, a CoronaVac apresentou eficiência de 98% na imunização.

O governador João Doria anunciou também que o primeiro lote de vacina, com 5 milhões de doses, chega ao Instituto Butantan em outubro. “Deveremos, por óbvio, aguardar a terceira e última fase de testagem — além dos resultados e a aprovação da Anvisa“, disse. Mas, de acordo com o governador, ao que tudo indica, na segunda quinzena de dezembro a CoronaVac já deve ser aplicada na população de acordo com os critérios adotados pela Secretaria Estadual da Saúde, dentro dos protocolos do Ministério da Saúde.

Até 31 de dezembro, o Brasil deve receber cerca de 46 milhões de doses. Até 28 de fevereiro, pelo menos 60 milhões de doses devem estar à disposição dos brasileiros do Estado de São Paulo. A região tem, nesta quarta-feira (23),951.973 casos de Covid-19 e 34.492 óbitos. A taxa de ocupação dos leitos de UTI está em 46,9% no Estado e 46,1% na Grande São Paulo. Quanto ao número de internados,3.972 estão em UTI e 5.280 estão em enfermaria — entre casos confirmados e suspeitos.