Testes com vacina chinesa contra coronavírus começam nesta terça em SP

Testes com vacina chinesa contra coronavírus começam nesta terça em SP

As doses desembarcaram no Aeroporto de Guarulhos na madrugada desta segunda, serão encaminhadas para o Instituto Butantan e aplicadas em voluntários no Hospital das Clínicas de São Paulo.

“A estimativa é de concluir todo o estudo da fase 3 de testes em até 90 dias. Procedimentos similares serão feitos em outros centros de pesquisas em outros Estados brasileiros (incluindo o Distrito Federal). Os testes serão acompanhados por uma comissão de pesquisadores internacionais”, afirmou João Doria.

Os testes com a vacina do laboratório Sinovac Biotech já foram autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). De acordo com o governador de São Paulo, a expectativa é que o Instituto Butantan esteja apto a produzir até 120 milhões de doses.

No Distrito Federal

A vacina será testada por cerca de 9 mil voluntários de 12 centros de pesquisa. Os estados são: São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Distrito Federal. Com exceção do Hospital das Clínicas, os demais parceiros devem iniciar os testes em uma semana.

A Universidade de Brasília (UnB) informou que ainda não há data certa para início dos testes em Brasília. “Ainda não temos previsão da chegada da vacina a Brasília. As vacinas serão armazenadas no Hospital Universitário de Brasília”, disse, em nota.

(Com informações da Agência Estado)