Desmatamento leva gigante de alimentos da China a rastrear soja brasileira

Desmatamento leva gigante de alimentos da China a rastrear soja brasileira
  • ECONOMIAGuedes culpa quem “fala mal” do Brasil por imagem ruim no meio ambiente30 jun 2020 - 15h06
  • Na semana passada, um fundos de investimento que gerenciam mais de 20 trilhões de reais em ativos divulgaram uma carta aberta pedindo ao Brasil a suspensão do desmatamento. Para o grupo, a perda da biodiversidade e as emissões de carbono representam um “risco sistêmico” aos seus portfólios.

    Os casos geram preocupação ao agronegócio brasileiro. “Todos os anos temos esses atos isolados, até aí sem preocupação. Mas, este ano, pelo aumento do desmatamento e com um alinhamento de grandes players do setor financeiro à agenda ambiental, o alerta amarelo foi ligado”. afirma Marcello Brito, presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag). “A prática do desmatamento ilegal impacta todos os produtos brasileiros, independente do local de origem ou do setor. A Amazônia coloca o Brasil no mundo, mas também pode tirá-lo”.

    Outros grandes compradores e comerciantes de soja brasileira também anunciaram medidas recentes para melhorar a rastreabilidade do produto. A suíça Louis Dreyfus se comprometeu a rastrear metade da soja proveniente do País. Já a Cargill diz ter mapeado 100% de sua base de fornecedores. Segundo a companhia, a meta é tornar suas compras livres de desmatamento.