Usuários do TikTok e fãs de K-pop dizem que agiram para esvaziar comício de Trump

Eles incentivaram outras pessoas a se registrar para comparecer e não ir. Campanha de Trump esperava grande número de participantes, mas arena ficou parcialmente cheia. Várias cadeiras ficaram vazios no comício de Trump em Tulsa neste sábado (20)

Nicholas Kamm / AFP

Usuários do aplicativo TikTok e fãs de K-Pop afirmam ser parcialmente responsáveis pelo comparecimento de público abaixo do esperado em um comício realizado pelo presidente americano, Donald Trump, em Tulsa, Oklahoma, no sábado (20).

Análise: Trump mantém discurso para eleitorado que não é o mesmo

Trump volta a citar Brasil como país em situação ruim na pandemia

Os usuários teriam feito o registro para participar gratuitamente do comício, sem a intenção de realmente comparecer, segundo a imprensa norte-americana.

O jornal "New York Times" relatou que os usuários e fãs de música popular coreana encorajaram as pessoas a fazer o mesmo, depois que a conta oficial da campanha de Trump solicitou que apoiadores se registrassem para o evento utilizando seus números de telefone. Segundo o jornal, muitos dos usuários apagaram as publicações com os pedidos de registro, como parte do plano.

Como Coreia do Sul investiu em cultura e colhe lucro e prestígio com o K-pop

Antes do evento, o gerente de campanha de Trump, Brad Parscale, afirmou em uma rede social, na segunda-feira (14), que houve mais de um milhão de inscrições para participar do comício.

Um porta-voz do Departamento de Bombeiros de Tulsa disse à agência Reuters que a contagem do público ficou em 6.200 pessoas.

No entanto, a BOK Center Arena, com capacidade para 19.000 pessoas, teve vários assentos vazios na noite de sábado, e Trump e o vice-presidente Mike Pence cancelaram discursos para o público “excedente”, que era esperado haver no lado de fora da arena.

A campanha de Trump via o comício como uma maneira de revigorar a base do presidente e angariar apoio, com as pesquisas de opinião mostrando crescimento do rival, o democrata e ex-vice-presidente Joe Biden.

Donald Trump retoma campanha com público menor que o esperado

A campanha de Trump disse que a entrada era por “ordem de chegada” e que ninguém recebeu um ingresso de verdade.

“Os esquerdistas sempre se iludem que estão sendo espertos. O registro ao comício significa apenas que você confirmou presença com um número de celular”, disse o porta-voz da campanha de Trump, Tim Murtaugh, em um comunicado. “Mas nós os agradecemos pelas informações de contato.”

Parscale disse em um comunicado que a campanha de Trump retira números falsos de telefone e que isso foi feito com “dezenas de milhares” para o evento de Tulsa, ao calcular a potencial presença.

A deputada democrata Alexandria Ocasio-Cortez respondeu com escárnio a uma publicação no Twitter de Parscale que culpou a imprensa por desencorajar o público e citou o comportamento ruim de manifestantes no lado de fora.

“Na verdade, vocês foram simplesmente DERRUBADOS por adolescentes no TikTok que inundaram a campanha de Trump com reservas falsas de ingressos e os enganaram a acreditar que um milhão de pessoas queria seu discurso supremacista branco, o suficiente para encher uma arena durante a pandemia”, escreveu, no sábado.

“Um salve para os Zoomers [adolescentes da Geração Z], vocês me deixam orgulhosa", acrescentou.

Na noite de sábado, houve alguma competição de gritos e tumultos no lado de fora do evento entre cerca de 30 manifestantes do Black Lives Matter e alguns apoiadores de Trump esperando para entrar.

Um repórter da Reuters disse que, embora a polícia tenha temporariamente fechado o acesso aos portões depois que os manifestantes chegaram ao perímetro do comício, tropas estaduais ajudaram a desobstruir a área, e os portões foram reabertos por volta de três horas antes de o comício começar.