Rede social rotula publicação de Trump como 'mídia manipulada'

Presidente dos EUA publicou um vídeo editado de dois bebês que se encontram em uma calçada. Trump mexe em seu telefone durante uma reunião, em 18 de junho de 2020

Leah Millis/Reuters

O Twitter colocou um rótulo de "mídia manipulada" em um vídeo publicado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na rede social na quinta-feira (19) que mostrou um clip de notícias editado com a mensagem "criança foge aterrorizada de bebê racista".

Twitter marca mensagem de Trump sobre protestos de Minneapolis por glorificar a violência

Rede social diz que mensagem de Trump sobre protestos em Minneapolis enaltece violência

O vídeo original, que viralizou nas redes sociais em 2019, mostra uma criança negra e outra branca correndo em direção uma da outra e se abraçando. Na mídia americana, o vídeo foi descrito como duas crianças que estariam "mostrando como se parecem melhores amigos na vida real".

Reprodução de publicação de Trump que foi sinalizada como manipulada

Reprodução/Twitter

O vídeo compartilhado na conta de Trump primeiro mostra a parte onde uma das crianças é vista correndo à frente da outra. Em determinado momento, aparece uma mensagem: "Bebê racista, provavelmente eleitor de Trump".

O vídeo tuitado, com mais de 7,7 milhões de visualizações e 125 mil retuítes, mostra então o vídeo original e afirma: "A América não é o problema. Fake news é o problema".

"Nós podemos rotular tuítes que contêm mídia sintética e manipulada para ajudar as pessoas a entenderem sua autenticidade e para fornecer contexto adicional", afirma o Twitter em uma explicação sobre suas políticas publicada em seu site.

Outros casos

O Twitter tem estado sob escrutínio crescente do governo Trump desde que checou as informações de um tuíte dele sobre votação por correio. A rede social também rotulou uma publicação de Trump sobre os protestos em Minneapolis como "glorificação da violência".