'Dragões-bebês' raros são os novos moradores de aquário na Eslovênia

'Dragões-bebês' raros são os novos moradores de aquário na Eslovênia
Os animais nasceram em 2016, sob os cuidados de cientistas e funcionários da Caverna Postojna, mas apenas agora eles serão expostos para o público. O proteus nada como uma enguia e pode passar dez anos sem comida

Dragan Arrigler

oxeo

Três criaturas aquáticas raras conhecidas como dragões-bebês serão os novos moradores do aquário da Caverna de Postojna, na Eslovênia, uma da maiores atrações turísticas do país.

Os animais têm pele rosa-pálido, um corpo longo e fino, quatro pernas e não enxergam. Eles só vivem nas águas de cavernas escuras da região de Karst, no sul europeu.

Cientistas monitoram ovos raros de 'dragões' em caverna na Eslovênia

Antigamente, moradores locais acreditavam que as criaturas, que a elevação das águas às vezes levava a céu aberto, eram filhotes de dragões que se imaginava viverem nas cavernas.

Em Postojna, a maior caverna europeia aberta a turistas, funcionários conseguiram observar os dragões-bebês nascendo em 2016, mas apenas agora eles serão expostos.

"Ficamos empolgados quando os ovos estavam sendo depositados, e depois tivemos milhares de dúvidas: como sobreviverão, com o que iremos alimentá-los, como os protegeremos de infecções?", disse Marjan Batagelj, diretor-gerente da caverna, à Reuters.

"A ciência disse que eles tinham 0,5% de chance de sobrevivência... mas conseguimos criar 21 deles", acrescentou. Um total de 64 ovos foram depositados em 2016.

Os bebês têm até 14 centímetros de comprimento e chegarão a 30 quando adultos. Eles podem viver até 8 anos sem alimento e têm uma expectativa de vida de até 100 anos.

Um laboratório especial foi montado na caverna onde os dragões-bebês estão sendo monitorados antes de serem apresentados ao público.

Proteus, uma espécie de salamandra cega que vive na caverna de Postojna, na Eslovênia, é vista em foto de 25 de abril

Jure Makovec/AFP