Anatel alerta para fraude que promete '7 GB de internet' grátis

Anatel alerta para fraude que promete '7 GB de internet' grátis

Mensagens são divulgadas pelo WhatsApp e exigem que vítima compartilhe link com contatos. Imagem do golpe que utiliza o nome da Anatel e promete internet grátis

Reprodução/Anatel

A Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel) divulgou um alerta sobre fraudes e golpes que estão se aproveitando da pandemia do novo coronavírus e da doença Covid-19 para colocar consumidores em risco. Uma fraude, apontada como exemplo no alerta, usa a imagem da própria agência em uma corrente de WhatsApp.

O texto traz uma oferta falsa, afirmando que a Anatel estaria habilitando pacotes de 7 GB de internet grátis "para conscientizar o povo brasileiro a ficar em casa".

O site pede que a vítima responda algumas perguntas, como "qual é a sua operadora?", e em seguida obriga que o link seja repassado aos contatos antes de liberar o suposto pacote.

O blog apurou que o link da mensagem foi criado no dia 23 de março. Embora o site da fraude não esteja mais online, os golpistas podem criar novas temáticas semelhantes para atrair novas vítimas.

A fraude segue o mesmo formato de muitas outras mensagens e ofertas fajutas que circulam pelo WhatsApp. Ao exigir que as vítimas compartilhem o link, o objetivo dos responsáveis pela mensagem é gerar acessos ao site de fraude.

Os acessos servem para divulgar uma assinatura de um serviço ou instalação de aplicativo. Caso a vítima prossiga com a instalação ou assinatura, isso pode gerar um pagamento de comissão.

Essas comissões são o "lucro" da atividade fraudulenta, sendo a mensagem falsa apenas uma isca para que pessoas compartilhem endereço entre si.

A mesma receita de oferta falsa e exigência de compartilhamentos foi utilizada por uma mensagem que prometia distribuir álcool gel e outra que divulgava o cadastro do "auxílio-cidadão" para o recebimento de R$ 200.

A Anatel alertou que não envia links por WhatsApp ou por SMS, nem faz promoções ou dá prêmios. A agência também ofereceu as seguintes recomendações:

Não abra links desconhecidos

Nunca forneça suas informações pessoais em sites e aplicativos que não reconheça

Desconfie de e-mails de desconhecidos e com assuntos apelativos ou alarmantes (Fulano morreu; Veja as fotos proibidas de Sicrana; Como ganhar um milhão sem sair da cama; Sua caixa de correio está lotada)

Cuide (muito) bem das suas senhas

Mantenha atualizados seu sistema, antivírus e firewall

Aceite que todos nós somos vulneráveis e desconfie até da sombra virtual

Dúvidas sobre segurança, hackers e vírus? Envie para g1seguranca@globomail.com