Moradores do Ipiranga ainda cobram isenção do IPTU prometida após temporal em 2019

Moradores do Ipiranga ainda cobram isenção do IPTU prometida após temporal em 2019

Moradores do bairro do Ipiranga, na zona sul de São Paulo, cobram a isenção do IPTU prometida pela prefeitura da cidade após as chuvas que castigaram a região no ano passado.

Eles rejeitam a decisão municipal de tonar sem efeito as notificações do imposto em 2020 sob argumento de problemas na análise das solicitações.O vereador Dalton Silvano explica que é preciso impugnar o imposto dos moradores atingidos.

“É um absurdo não querer isentar esses apartamentos. É preciso fazer a impugnação dos valores lançados para quem recebeu o carnê e quem não recebeu deve fazer em seguida. O que vai acontecer é que está suspensa a cobrança, mas a isenção ainda não está certa.”

Fernando Nogueira é morador de um condomínio de prédios na rua Cônego Januário, que chegou a ser interditado após as garagens ficarem cheias de água.“Nós estamos com um gasto aqui nas garagens de R$ 3 milhões para arrumar o prejuízo, pedimos para a prefeitura a isenção do IPTU. Só isso que nós queríamos.”

A Jovem Pan procurou a Secretaria da Fazenda. Em nota, a prefeitura de São Paulo alegou que recebeu uma quantidade atípica de pedidos de isenções. De acordo com ela, nos últimos 5 anos houve o deferimento de 724 pedidos. Somente do Ipiranga, em 2019, foram mais de mil solicitações — razão do atraso na análise dos processos.

Quem solicitou e não fez o pagamento do IPTU 2020 pode desconsiderar a notificação — e quem efetuou a quitação terá atendimento especial na Subprefeitura do Ipiranga e a restituição em até 30 dias.

*Com informações do repórter Marcelo Mattos