Morre o cineasta José Mojica Marins, o Zé do Caixão, aos 83 anos

Morre o cineasta José Mojica Marins, o Zé do Caixão, aos 83 anos

O cineasta José Mojica Marins, o Zé do Caixão, morreu na tarde desta quarta-feira (19), aos 83 anos, vítima de uma broncopneumonia. A informação foi confirmada pela filha dele, Liz Vamp, à Folha de S.Paulo.

Conhecido por dirigir filmes de terror, Mojica ficou famoso em 1964 pelo longa “À Meia-Noite Levarei Sua Alma”, sucesso de bilheteria. Em 2008, ele lançou “Encarnação do Demônio”, que encerrou a trilogia iniciada pelo primeiro filme.

Apesar de ser ignorado pela crítica brasileira no auge da carreira, Mojica foi reconhecido internacionalmente e participou de premiações e festivais na Europa.

Nos anos 1990, ele foi para a TV e apresentou o programa “Cine Trash” na Bandeirantes. Mais recentemente, o cineasta comandava o programa “O Estranho Mundo de Zé do Caixão” no Canal Brasil.

A saúde de José Mojica Marins já estava bastante debilitada desde 2004, quando sofreu um infarto. Em 2014, ele ficou internado por cerca de um mês por problemas cardíacos. Em entrevista ao jornalExtra, em 2019, Liz Vamp afirmou que o pai, recluso há cinco anos, estava com a saúde frágil, mas lúcido.