Sarampo: Curitiba imunizou mais de 7 mil pessoas no Dia D da vacinação

Sarampo: Curitiba imunizou mais de 7 mil pessoas no Dia D da vacinação

Foram 16 pontos de vacinação distribuídos pela cidade. Cinco eram unidades de saúde e outros 11 locais de grande circulação, shoppings, supermercados e praças.

Segundo a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, a estratégia de abrir pontos de vacinação em locais de grande circulação da população foi uma alternativa para ampliar a vacinação.

“Fomos aos locais onde as pessoas costumam circular, foi uma oportunidade a mais para aqueles que não têm tempo de ir até a unidade de saúde ou até mesmo os que desconheciam a campanha”, disse a secretária.

Além da vacina contra sarampo foram aplicadas 1.230 doses de vacina contra febre-amarela e outras 690 doses de outras vacinas. Um total de 9.387 vacinas foram aplicadas no Dia D.

A campanha de vacinação contra o sarampo vai até 13 de março. As doses são ofertadas de segunda a sexta-feira em 110 unidades de saúde, no horário de funcionamento da sala de vacinas.

Estratégia diferente

A campanha nacional é voltada ao público de 5 a 19 anos. Mas pela situação epidemiológica do Paraná, a faixa etária para a vacinação engloba pessoas de 5 a 59 anos, com atenção aos jovens.

“Os jovens de 20 a 29 anos que tenham sido vacinados há mais de 30 dias devem tomar uma dose de reforço. É hora de eliminar o sarampo”, alertou o diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, Alcides Oliveira.

O educador físico Cesar Santos, 48 anos, aproveitou o Dia D para tomar a vacina e também levou as duas filhas. Lívia dos Santos, 2 anos, estava com a vacina em dia. Já a mais velha, a estudante Rayssa dos Santos, 24 anos, está na faixa de maior recomendação e se imunizou com o pai. “O melhor jeito de prevenir é vacinar”, alertou Cesar.

Desde o início da Campanha de Vacinação Nacional contra a Sarampo, em 10 de fevereiro, 14.397 pessoas foram vacinadas na cidade.

Esquema vacinal

Após encerrada a campanha, Curitiba continuará disponibilizando a vacina seguindo o recomendado pelo Ministério da Saúde, no Calendário Nacional de Vacinação.

De acordo com esse calendário, crianças, adolescentes e adultos de até 29 anos devem ter duas doses da vacina contra o sarampo, feitas após um ano de idade. Adultos de 30 a 49 anos devem ter pelo menos uma dose, feita após um ano de idade.

Desde o dia 22 de agosto de 2019, o Ministério da Saúde também recomenda uma dose extra para bebês de 6 a 11 meses. Essa dose promove imunidade temporária, sendo necessário, após um ano, realizar as vacinas previstas no calendário de rotina da criança.

Prevenção

A vacina é a melhor forma de prevenção contra o sarampo. A mesma vacina também previne outras duas doenças: a rubéola e a caxumba.

Higienizar as mãos frequentemente com álcool gel, lavá-las com água e sabão e evitar aglomerações e locais fechados são cuidados que ajudam contra a proliferação do vírus.

Outra orientação é evitar compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos e garrafas.

Sintomas do sarampo

Os sinais mais comuns são coriza, tosse, conjuntivite e febre (igual ou maior que 38ºC). Poucos dias depois, a febre fica mais alta (maior que 39°C) e aparece o exantema ou rash (“grosseirão no corpo”, com manchas vermelhas que começam geralmente no rosto e na parte de trás das orelhas e pescoço para, nos dias seguintes, avançarem para o abdome, braços e pernas).

Este exantema não coça nem dói e desaparece instantaneamente no local em que se faz pressão. Essa fase pode durar até cinco dias, mesmo período em que a febre começa a abrandar.