Apreensão de contrabando no Brasil bate recorde em 2019

Apreensão de contrabando no Brasil bate recorde em 2019

As apreensões de produtos contrabandeados no Brasil bateram recorde no ano passado. Entre janeiro e dezembro, a Receita Federal apreendeu R$ 3,2 bilhões em produtos.O valor é 3,2% superior ao que foi registrado em 2018.

Para o presidente do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial, Edson Vismona, ações do governo federal contribuíram para o resultado.

“Tivemos a instalação do Centro Integrado de Operações de Fronteira em Foz do Iguaçu, operações constantes aumentando e muito a apreensão de produtos vindos principalmente do Paraguai.”

Cigarros foram os itens mais apreendidos no ano passado, respondendo por 36% das mercadorias recolhidas. Também aparecem entre os produtos roupas, perfumes, medicamentos, equipamentos eletrônicos e defensivos agrícolas.

Edson Vismona explica que esse mercado ilegal prejudica toda a sociedade. “O consumidor porque comprou um produto que não sabe a origem; e cria um mecanismo de evasão fiscal que retira impostos do Estado e transfere para organizações criminosas.”

Em 2019, o mercado de cigarros contrabandeados avançou no Brasil pelo 6º ano consecutivo. Segundo uma pesquisa do Ibope, 57% de todos os maços consumidos no país eram ilegais.

*Com informações da repórter Vitor Brown