Google vazou vídeos guardados no Google Fotos para outros usuários do serviço

Google vazou vídeos guardados no Google Fotos para outros usuários do serviço

Erro no Google Takeout também deixou de entregar arquivos do próprio dono da conta. Entre 21 e 25 de novembro de 2019, serviço de Takeout do Google Fotos pode ter baixado arquivos de outros usuários.

Reprodução

O Google está notificando usuários afetados por uma falha de programação do Google Fotos que pode ter exposto vídeos armazenados na plataforma para outros usuários do serviço.

A confusão acontecia no Takeout, um serviço que oferece o download de todas as informações armazenadas em uma conta Google. O Takeout existe para que usuários possam baixar todos os seus dados antes de encerrar a conta ou migrar para outro serviço.

Por causa do erro, alguns vídeos armazenados na conta de um usuário eram incluídos no arquivo baixado por outra pessoa. Em outras palavras, o serviço se enganava a respeito de qual conta deveria receber o vídeo em seu arquivo.

De acordo com a notificação enviada pelo Google, que foi compartilhada por alguns usuários no Twitter, somente quem utilizou o Google Takeout entre 21 e 25 de novembro de 2019 deve ter sofrido com o problema. Quem utilizou o Takeout sem solicitar os dados do Google Fotos também não precisa se preocupar.

Além de expor informações para outros usuários, o problema deixava o arquivo baixado incompleto. Isso porque certos dados da conta ficavam de fora do pacote, como se tivessem trocado de lugar com os arquivos que pertenciam a outras pessoas.

O Google Fotos armazena tanto fotos como vídeos, mas o Google destacou que o engano ocorreu apenas com arquivos de vídeo. Para quem utilizou o Takeout entre 21 e 25 de novembro para baixar dados do Fotos, a empresa recomenda apagar o arquivo antigo e solicitar um novo.

Dúvidas sobre segurança, hackers e vírus? Envie para g1seguranca@globomail.com