Nove em cada dez casos de sarampo no Paraná aconteceram em Curitiba e região

Nove em cada dez casos de sarampo no Paraná aconteceram em Curitiba e região

Os dados mostram que estiveram ou estão com a doença 12 bebês com idade entre zero a seis meses; 15 pacientes de seis a 12 meses; oito crianças na faixa etária de um a quatro anos; três de cinco a 9 anos; 199 com idade de dez a 19 anos; 395 pessoas entre 20 e 29 anos; 82 com idade entre 30 a 39 anos; 28 de 40 a 49 anos; e 11 na faixa de 50 a 59 anos.

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, reforça o alerta para a vacinação. “Estamos buscando a parceria da população para reduzir doenças que são evitáveis. O sarampo é uma das doenças em que o engajamento das pessoas é essencial para que todos sejam vacinados. Somente dessa forma teremos a tranquilidade em falar que estamos livres do vírus do sarampo novamente”, ressalta.

Ele faz um chamado à população para que vá até uma unidade de saúde e coloque a carteira de vacinação em dia. “Além do sarampo há outras doenças que podem ser evitadas com a imunização”, destaca.

Vacina

O esquema vacinal do Ministério da Saúde recomenda que a população com idade entre um a 29 anos deve receber duas doses da vacina tríplice viral e de 30 a 49 anos, uma dose. As crianças que têm entre seis meses e 11 meses e 29 dias também devem ser vacinadas.

Surto

Paranaguá, Rio Azul e Sarandi entram para a lista de municípios com casos da doença confirmados. No Paraná, 41 cidades estão em surto por causa do sarampo, considerando que o Ministério da Saúde classifica como situação de “surto ativo” todo município em que tenha ao menos um caso confirmado.

Confira a incidência de sarampo por município da região de Curitiba:

Curitiba e outros 19 municípios que integram a 2ª Regional de Saúde (RS Metropolitana) somam 681 pacientes com sarampo:

Curitiba: 459

Almirante Tamandaré: 20

Araucária: 7

Balsa Nova: 2

Campina Grande do Sul: 6

Campo do Tenente: 3

Campo Largo: 24

Campo Magro: 9

Colombo: 52

Fazenda Rio Grande: 10

Itaperuçu: 1

Lapa: 2

Mandirituba: 1

Pinhais: 30

Piraquara: 15

Quatro Barras: 3

Quitandinha: 1

Rio Branco do Sul: 8

Rio Negro: 1

São José dos Pinhais: 27