O que fazer quando o PC remove automaticamente as atualizações do Windows?

O que fazer quando o PC remove automaticamente as atualizações do Windows?

Blog também tira dúvidas sobre se vale a pena comprar um notebook com Linux, e como identificar o dono de um celular perdido. (Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, utilize o espaço para comentários abaixo e escreva sua pergunta)

Atualizações do Windows

Olá! Eu possuo um PC fabricado pela Dell, com processador Intel i5, SSD e 8 GB de memória RAM. Mas, sempre que é instalada uma atualização, após a reinicialização a instalação é removida retornando ao Windows 7. E agora? – Eduardo Queiroz

Olá, Eduardo! Pelo seu relato, parece que o Windows está apresentando uma falha no gerenciador de atualizações.

É possível que algum pacote instalado esteja corrompido e por esse motivo o Windows está fazendo um downgrade preventivamente.

Uma solução possível para esse problema é fazer uma cópia de segurança de todos os arquivos importantes e após fazer uma "instalação limpa" — formatar o HD e instalar a versão atual do Windows. O blog já mostrou um passo a passo sobre como instalar o sistema desde o início.

Blog tira dúvidas sobre computador fazendo downgrade de atualizações do Windows.

Divulgação/Microsoft

Notebook com Linux

Oi, Ronaldo! Mesmo o Windows sendo o sistema operacional mais usado no PC, sempre ouvi falar que o Linux é mais seguro, rápido. Vale a pena comprar um notebook com Linux? Dionísio

Olá, Dionísio! A escolha por um sistema operacional deve ser baseada no uso que você dará ao PC.

O GNU/Linux pode atender perfeitamente as necessidades de usuários que não precisem usar programas específicos, que só podem ser instalados no Windows e Mac OS.

Se você utiliza o computador para navegar na internet, assistir filmes, escutar músicas, criar documentos de texto, planilhas, apresentações, o GNU/Linux servirá como substituto ao Windows sem comprometer a usabilidade das funções.

Vale salientar: no futuro, caso você precise usar o Windows, bastará adquirir uma licença e substituir o sistema.

Celular perdido: como achar o dono?

Oi, Ronaldo! Eu encontrei um celular durante um passeio num parque. Tenho mantido ele ligado e conectado ao carregador da bateria, na esperança que o proprietário faça contato.

Porém isso não aconteceu e de acordo com os testes que eu fiz, o chip foi desativado. O aparelho está bloqueado, e por esse motivo eu não consigo identificar algum contato na agenda ou acessar as redes sociais. Como eu faço para identificar o dono do celular perdido? – Cassiane

Olá, Cassiane! Possivelmente o dono do aparelho solicitou preventivamente o bloqueio do chip. Está correto, mas o aparelho fica incomunicável.

Também devido ao bloqueio de tela, não é possível obter qualquer tipo de informação sobre o dono do aparelho.

Nesse caso descobrir qualquer informação que ajude a localizar o proprietário é bastante difícil. Você pode recorrer a uma delegacia próxima ao local em que o aparelho foi encontrado para verificar se houve o registro de um boletim de ocorrência.