Reitor da UFJF aborda contingenciamento de verbas e lista tríplice em balanço de ações de 2019

Reitor da UFJF aborda contingenciamento de verbas e lista tríplice em balanço de ações de 2019

Marcus David comentou sobre as dificuldades enfrentadas por conta da nova política de Educação do país e dos cortes de bolsas Capes e Fapemig. Reitor da UFJF, Marcus David, em entrevista em Juiz de Fora

Reprodução/TV Integração

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) apresentou na manhã desta sexta-feira (13) um balanço das ações realizadas pela instituição ao longo de 2019. Os dados foram divulgados pelo reitor Marcus David em uma coletiva com a imprensa local.

Entre os principais temas abordados estiveram os desafios enfrentados pela administração da UFJF por conta do contingenciamento de verbas determinado pelo Governo Federal, a nova gestão da Reitoria e o corte de bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes) e da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig).

Em entrevista, o reitor revelou que neste ano tanto a UFJF quanto as demais instituições federais de ensino do país sofreram dificuldades, mas comemorou os resultados obtidos através de políticas adotadas pela universidade.

“Mesmo em um cenário que impusesse desafios, conseguimos, não apenas manter as atividades na UFJF, mas obter saltos qualitativos importantes. Foram políticas na área de desenvolvimento e de melhoria na graduação, pós-graduação e junto a comunidade. Apesar das dificuldades, projetamos a Instituição em cenário nacional e internacional”, destacou.

Marcus David também revelou aos jornalistas que a lista tríplice para a nova gestão da UFJF foi entregue ao Ministério da Educação. Em novembro, o G1 divulgou que a lista é formada pelos professores da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Marcus Vinicius David; do Instituto de Ciências Humanas (ICH), Eduardo Antônio Salomão Condé; e da Faculdade de Serviço Social, Rodrigo de Souza Filho, nesta ordem de indicação.

David também ressaltou alguns dados, como a queda de evasão de estudantes na graduação; a formação de professores de nível básico, médio e universitário; o número recorde de inscritos no Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism); a evolução dos programas de pós-graduação e das produções científicas; e os desafios enfrentados para a boa utilização da Fazenda Experimental da UFJF.

O reitor também apresentou os dados do Hospital Universitário (HU), sendo considerado o mais satisfatório da rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), destacou os resultados da Universidade nas notas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e no Índice Geral de Cursos (ICG) recebendo avaliação de excelência pelo MEC ao alcançar a nota 4.

UFJF apresenta balanço de atividades realizadas em 2019

Todos os dados sobre atividades realizadas em 2019 estão disponíveis no site da UFJF.