Prefeito Hélio Peluffo e secretários homenageados no Centenário do 11º RC Mec

 Prefeito Hélio Peluffo recebe homenagem do Coronel Carlos Levy

Prefeito Hélio Peluffo recebe homenagem do Coronel Carlos Levy

O prefeito Hélio Peluffo e os secretários municipais Marcelino Nunes (Segurança Pública), Dulce Manosso (Administração) e Leny Klais (Educação) foram homenageados com a “Medalha do Centenário” outorgado pelo 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado ´Marechal Dutra´. A solenidade foi presidida pelo Coronel Carlos André Maciel Levy, comandante do 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado ´Marechal Dutra´.

No dia 11 de dezembro de 1919, através do Decreto Nº 13.916, o então Presidente da República, Epitácio Pessoa, criou o 11º Regimento de Cavalaria Independente (11º RCI), sendo construído a partir de 1921, em Ponta Porã, num terreno doado ao Exército pela Companhia Erva Matte Laranjeira.

Sua missão era proteger a fronteira oeste do Brasil. Segundo Acyr Vaz Guimarães, em seu livro “História dos Municípios (1992)”, Pandiá Calógeras naquela época ministro da guerra, nomeou como diretor de engenharia da construção da organização militar, o major Cândido Rondon, que já estivera em 1905 em Ponta Porã, ficando esse encarregado pela construção do quartel em 1921.

Durante a 2ª Guerra Mundial, foram enviados aos campos de batalha da Itália, três contingentes do Regimento para incorporarem a Força Expedicionária Brasileira (FEB), integrando a missão vitoriosa dos “pracinhas tupiniquins”.

Após a guerra, no ano de 1946, a unidade passou a ser designada como 11º Regimento de Cavalaria (o Onze RC). A atual designação, 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado (11º RC Mec) ocorreu a partir de 1985, quando a organização militar deixou de ser hipomóvel e passou a ser mecanizada. Um outro fato marcante da unidade foi o recebimento da denominação histórica de “Regimento Marechal Dutra”, no ano de 1991, como justa homenagem ao Marechal Eurico Gaspar Dutra, ex-presidente da República, e que comandou, como tenente-coronel, o 11º RCI no período de dezembro de 1930 à julho de 1932.

“O aniversário do Regimento é para Ponta Porã um motivo de grande orgulho, pois está sua criação está atrelada com a história de Ponta Porã”, disse o prefeito Hélio. O 11º Regimento ´Marechal Dutra´ é considerado Patrimônio histórico do município, em lei aprovada pela Câmara de Vereadores no dia 13 de novembro de 2015.

HISTÓRICO – Criado no dia 11 de dezembro de 1919, pelo então presidente da República, Epitácio Pessoa, a primeira denominação desta unidade militar foi 11° RCI – Regimento de Calaria Independente. Seu primeiro comandante foi o Capitão Hipólito Paes de Campos.

Em agosto de 1930, assumiu o comando do Regimento aquele que seria imortalizado em sua denominação histórica, o então Tenente-coronel Eurico Gaspar Dutra que, posteriormente, foi Ministro da Guerra e Presidente da República. Durante a 2ª Guerra Mundial, o “Onze” mandou aos campos de batalha da Itália vários militares. Tombaram no confronto com o exército nazista, os pracinhas Sebastião Ribeiro e Tomas Antônio machado.

Ao término daquela guerra,, em 1946, o Regimento teve sua denominação alterada, passando para 11° Regimento de Cavalaria, subordinado à 4ª Divisão de Cavalaria, então localizada em Campo Grande.

Em 1985, o Regimento recebeu sua atual denominação, 11° Regimento de Cavalaria Mecanizado (11° RC Mec), mantendo-se subordinado à 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, Brigada Guaicurus, já sediada em Dourados.

Nos anos de 2006, 2009 e 2013, o “Onze” enviou contingentes para o Haiti, compondo as Forças de Paz da ONU _ Organização das Nações Unidas, que atuam naquele país. No dia 11 dezembro, o “Onze” completou 100 anos de criação.