Moradores flagram manchas de óleo na praia de Subaúma, no litoral norte da Bahia

Moradores flagram manchas de óleo na praia de Subaúma, no litoral norte da Bahia

Substância está espalhada em área perto do Rio Crumai e atingiu manguezal da região. VÍDEO: Moradores flagram manchas de óleo na praia de Subaúma, sul da Bahia

Moradores do litoral norte da Bahia flagraram manchas de óleo na praia de Subaúma, que pertence ao município de Entre Rios, na manhã desta quarta-feira (11).

De acordo com o biólogo Maurício Guardim, de 42 anos, que participa do grupo Guardiões do Litoral, grandes placas de óleo estão espalhadas na parte sul da praia de Subaúma, perto do Rio Crumai.

As manchas de óleo, segundo o biólogo, já atingiram o manguezal que fica na região.

"Alugamos um quadriciclo e demos uma volta na região e encontramos bastante óleo velho. Fomos até próximo da praia de Massarandupió e o que vi foi bastante poluição, grandes placas de óleo", contou Maurício Guardim.

Moradores flagram manchas de óleo na praia de Subaúma, no sul da Bahia

Maurício Guardim

Os moradores também reclamam que uma grande quantidade de óleo retirada por voluntários está armazenada na praia de Itacimirim, que fica na cidade de Camaçari, região metropolitana de Salvador, e ainda não foi recolhida do local.

O G1 entrou em contato com a Secretária do Meio Ambiente de Entre Rios, que informou que não tinha conhecimento das manchas de óleo no local e que vai enviar uma equipe para fazer a limpeza.

A reportagem também entrou em contato com a Prefeitura de Camaçari e aguarda o posicionamento sobre o óleo que está armazenado em Itacimirim.

Até agora, 31 cidades baianas e o Parque Nacional de Abrolhos foram atingidos pelas manchas de óleo que surgiram no Nordeste do país e chegaram até a região sudeste. O Governo do Estado chegou a decretar situação de emergência.

Veja mais notícias do estado no G1 Bahia.

Initial plugin text

Moradores flagram manchas de óleo na praia de Subaúma

Maurício Guardim

Mancha encontrada nesta quarta-feira (11) na praia de Subaúma

Maurício Guardim

Óleo encontrado na praia de Subaúma

Maurício Guardim

Placa de óleo encontrada na praia de Subaúma

Maurício Guardim