Na COP 25, Greta Thunberg critica comportamento de políticos e empresários na luta contra mudanças climáticas

Na COP 25, Greta Thunberg critica comportamento de políticos e empresários na luta contra mudanças climáticas

Ela disse que o perigo maior é 'quando políticos e CEOs fazem parecer que uma movimentação real está ocorrendo quando, na verdade, quase nada é feito'. Jovem ativista sueca Greta Thunberg em novembro de 2019

Nicholas Kamm/AFP

A jovem ativista Greta Thunberg acusou nesta quarta-feira (11) líderes políticos e empresariais de preferirem cuidar de suas próprias imagens a tomar medidas agressivas na luta contra as mudanças climáticas.

"Parece que isso se tornou algum tipo de oportunidade para os países negociarem brechas e evitarem ampliar sua ambição", disse, sob aplausos, a sueca de 16 anos na conferência do clima da Organização das Nações Unidas (ONU), em Madri, a COP 25.

Greta Thunberg muda descrição no Twitter para 'pirralha' após declaração de Bolsonaro

"Eu ainda acredito que o maior perigo não é a inatividade, o real perigo é quando políticos e CEOs estão fazendo parecer que uma movimentação real está ocorrendo quando, na verdade, quase nada é feito além de contabilidade inteligente e relações públicas criativas", acrescentou.

A ambientalista Greta Thunberg reagiu a um comentário do presidente Bolsonaro

Conferência do Clima – COP 25

Em Madri, líderes políticos estão lidando com pendências na implementação do Acordo de Paris de 2015, que visa evitar o aquecimento global catastrófico, incluindo a árdua questão da contabilização das emissões de carbono.

Muitas nações e empresas confiam na ideia dos mercados de carbono para cumprir as metas de redução da emissão de gases de efeito estufa e ajudar a limitar o aumento da temperatura entre 1,5ºC e 2ºC acima dos níveis pré-industriais.

Defensores dos mercados de carbono afirmam que podem servir para reduzir o custo de redução de emissões e permitir que os países se comprometam com metas mais ambiciosas. Outros os veem como uma maneira de impedir ações mais agressivas para reduzir as emissões.

Thunberg disse que muitas promessas para equilibrar as emissões desse modo excluem o impacto do transporte marítimo, da aviação e do comércio internacional, e pediu uma ação mais rápida.

"Zero em 2050 significa nada se a alta emissão continuar mesmo por poucos anos", afirmou

"Para ficar abaixo de 1,5ºC, precisamos manter o carbono no piso", afirmou Thunberg, que se tornou um símbolo da indignação da juventude com as gerações mais velhas e as classes políticas por prolongarem a crise ambiental.