‘Não vamos acusar a comunidade nem a polícia’, diz Doria sobre Paraisópolis

‘Não vamos acusar a comunidade nem a polícia’, diz Doria sobre Paraisópolis

Depois de mudar o tom em relação à ação da Polícia Militar que resultou na morte de nove jovens em Paraisópolis e sugerir uma revisão no protocolo da corporação, o governador de São Paulo, João Doria, disse nesta sexta-feira (6) que não tem “compromisso com erro” e que algumas pessoas têm usado o episódio de maneira “populista”.

“Nesse momento dramático de Paraisópolis, ao invés de uma atitude impositiva, generalista ou de acusação a um ou outro, não vamos nem acusar a comunidade nem acusar a polícia. Buscamos o diálogo”, disse em discurso para uma plateia de empresários do Lide (Grupo de Líderes Empresariais). O governador chegou a ficar com a voz embargada e disse que na segunda-feira (9) vai receber representantes da comunidade e familiares das vítimas.

“O fácil era ser um oportunista ou populista, como alguns foram, ou agir generalizando e dizendo que a culpa é da comunidade. Não é verdade. A maioria expressiva dos que vivem em comunidade são pessoas de bem. Também não é verdade dizer que a polícia é insensível e violenta. Seria o mesmo erro do outro lado da moeda”, emendou.

No último domingo (1), uma ação da PM causou a morte de 9 jovens em um baile funk na favela de Paraisópolis, zona sul da capital. Na segunda (2), o governador saiu em defesa da corporação e disse que a letalidade não foi provocada pela PM. Já na quinta (5), o tucano mudou o tom e admitiu revisar protocolos.

*Com Estadão Conteúdo