Facebook alerta reguladores da UE sobre riscos de abertura de dados

Facebook alerta reguladores da UE sobre riscos de abertura de dados

Ao comentar a discussão, chefe de assuntos globais da empresa questiona quem assumiria a responsabilidade se tudo desse errado. Nick Clegg, que já foi vice-primeiro ministro britânico, é chefe de assuntos globais do Facebook desde 2018

Suzanne Plunkett / Reuters

O Facebook alertou os reguladores da União Europeia nesta segunda-feira (2) sobre forçar gigantes da tecnologia a abrir seus vastos arquivos de dados para rivais, dizendo que essa ação trará riscos de privacidade e responsabilidade.

A comissária europeia de concorrência, Margrethe Vestager, manifestou preocupação de que as grandes empresas de tecnologia possam alavancar seu poder para prejudicar rivais e que os reguladores possam ter que forçá-las a fornecer dados importantes aos concorrentes para evitar isso.

Facebook levou multa recorde por violação de privacidade

Privacidade esbarra no modelo de negócio das gigantes de tech

Nick Clegg, chefe de assuntos globais do Facebook, disse que isso pode ser uma coisa perigosa a se fazer.

"Existe uma tensão fundamental entre a transferência de dados das pessoas, principalmente quando os dados não são apenas seus, mas os dados que você compartilha com amigos, grupos e outras comunidades online de uma plataforma para a de um concorrente", afirmou o executivo, acrescentando que isso "claramente carrega riscos de privacidade".

Clegg, que já foi vice-primeiro ministro britânico, disse também que havia a questão de quem assumiria a responsabilidade se tudo der errado.

Sobre o plano do Facebook para uma criptomoeda global chamada libra, que provocou críticas de órgãos reguladores e bancos de todo o mundo, Clegg afirmou que a empresa não seguirá em frente com o projeto a menos que obtenha as aprovações necessárias.

"Não procederemos a menos que os reguladores estejam satisfeitos, particularmente os reguladores dos EUA", disse ele.

Por violação de privacidade, o Facebook terá que pagar multa de US$ 5 bilhões

Mark Zuckerberg pede aos governos maior regulação na internet