Prefeitura consolida emprego e renda nos cursos do FAC

Profissionalização através do programa ´Mãos que Fazem´ atende demanda social gerando oportunidades

Programa Mãos que Fazem celebrou certificação de alunos dos cursos oferecidos

Programa Mãos que Fazem celebrou certificação de alunos dos cursos oferecidos

A Prefeitura de Ponta Porã através do FAC (Fundo de Apoio a Comunidade) realizou formatura dos cursos profissionalizantes desenvolvido durante todo o ano em vários polos em diferentes regiões da cidade. O ato contou com a presença dos alunos e alunas que receberam o certificado, conferindo a conclusão de curso. Muitos antes mesmo, já começaram a trabalhar na nova profissão. A maioria são pessoas que tinham uma outra atividade e viram no curso profissionalizante oferecido pela prefeitura uma nova oportunidade de emprego e renda.

“Foi uma festa muito linda a entrega dos certificados dos cursos promovidos pela Vânia e equipe, através do FAC e projeto Mãos que Fazem. Os cursos capacitam as pessoas a gerarem renda, conquistarem pequenos sonhos e, sobretudo, descobrirem que são capazes de algo novo. Esse é o objetivo: plantar sementes de novidades boas no coração das pessoas. Muitos só precisam de um degrau para começarem a crescer. É isso que o FAC proporciona”, disse a primeira-dama e coordenadora da ação, Vânia Peluffo.

Além dos cursos já oferecidos, o Fundo de Apoio à Comunidade inclui na lista os cursos de automaquiagem; cabeleireiro; manicure e pedicure. Cada um dos cursos conta com 12 participantes, foram acompanhados de perto seus andamentos pela primeira dama Vânia Peluffo.

A duração do curso de automaquiagem foi de duração de 20 horas os demais de três meses, sendo realizado em diversos pontos da cidade. Já o curso de manicure e pedicure atende as moradoras do distrito de Sanga Puitã e o curso de cabeleireiro no CRAS do Copah. As inscrições foram gratuitas, com a prefeitura ofertando as capacitações visando que após a conclusão possa contribuir com a geração de emprego e renda.

São 36 vagas ao todo. “Esses cursos profissionalizantes melhoram a vida das pessoas e melhoram a vida da cidade principalmente aquelas que veem uma oportunidade de trabalho”, comentou a primeira dama Vânia Peluffo. Para ela, além de qualificar nova mão de obra, o treinamento pode auxiliar os que já trabalham na área. “Aqueles que já são profissionais, poderão se qualificar mais ainda”, ponderou. O prefeito Hélio Peluffo participou da entrega de certificados dos cursos e afirmou o importante papel social do programa “Mãos que Fazem”, que terá continuidade ano que vem.